sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Claquetes e seus usos.

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vou fazer sobre a claquete e seu uso.
Vamos nessa?

Claquetes e seus usos.

Por Roger Dutra

Bom, iniciarei mostrando a foto de uma claquete para aqueles que não lembram ou até mesmo que nunca viram uma.


Você já deve ter visto uma claquete em claquete de comerciais de tv ou de cenas de filmes, mas para que seve exatamente uma claquete?

Uma claquete pode ser confeccionada com diversos materiais, mas as mais tradicionais são feitas com madeira e você usa giz para escrever na mesma, parece ultrapassado, mas acredite, você não terá problemas com uma claquete dessas, até mesmo, que você terá somente as dobradiças para estragar. 

Diferente das claquetes eletrônicas, não que eu tenha algo contra esse tipo de claquete.

Basicamente uma claquete serve para indicar o plano, cena, take (inicio e fim) e sincronizar o áudio com o vídeo, mas vale lembrar que pode se adicionar ou retirar informações, isso dependerá do tipo de produção e outros fatores tais como, se as filmagens serão em película, DAT ou cartões SD.  Com essas informações apontadas na claquete o montador, por exemplo, poderá de forma rápida identificar um take necessário entre tantos outros.

Claquete sincronizando o som

A claquete servirá também para sincronizar um som gravado em um gravador separado da câmera. Quando você desce o braço da claquete o seu som gerará um pico no sinal de áudio captado pelos microfones, onde este sinal servirá de referência para o montador realizar a sincronização com o vídeo da claquete. 

Lembrando que só há necessidade do uso de uma claquete para sincronizar o som com o vídeo, quando os mesmos forem gravados separadamente. No caso de ambos serem gravados na mesma mídia é dispensada a claquete para fins de sincronização.

Vamos ver alguns modos de como usar uma claquete.

Com e sem som direto

Coloque a claquete em frente à câmera e leia os números contidos nos espaços: Cena, plano e take e baixe o braço da mesma gerando o som para sincronização do áudio. Caso o áudio esteja sendo gravado juntamente com o vídeo EX: Em uma câmera com DAT, Cartão SD, etc. É desnecessário gerar o som de sincronização, sendo assim, não precisará baixar o braço da claquete.


  

Claquete final

Caso o uso da claquete no inicio de um take seja impossível, devido a chamar a atenção desconcentrando os envolvidos na cena (crianças, curiosos, animais), você poderá usá-la no final, porém de cabeça para baixo. Você deve falar “claquete final” após dizer a Cena, plano e take.

 

Como o som da batida do braço da claquete serve para sincronizar o áudio com vídeo, o técnico de som pode pedir para repetir as informações e o som de sincronização novamente caso ele tenha perdido de gravar na primeira vez. Neste caso você deve dizer após a Cena, plano e take: Segunda batida.

A claquete no Filme mudo

No caso da produção ter ausência de som, você poderá segurá-la em frente à câmera com o braço aberto, não havendo a necessidade de fechá-lo ou falar a cena, plano, take ou qualquer outra informação. Neste caso a claquete continuará sua função de instruir o montador, e como a produção é muda, não haverá necessidade de sincronizar o áudio.



Claquetes finais em filmes mudos

Mesmo procedimento da claquete final, só que sem falar as informações e nem bater o braço para gerar o som de sincronização. Lembremos que ela deve estar de cabeça para baixo.


Som de sincronização sem a claquete

Em casos em que a batida da claquete pode ocasionar incômodos ou distrações, pode-se criar um sinal de sincronização através de leves batidas na ponta do microfone, mas para isso quem está operando tal microfone deve aparecer rapidamente no quadro e realizar esse processo. As batidas na ponta do microfone gerarão picos no sinal de áudio que serão suficientes para posteriormente o montador realizar a sincronização.

Obs: Vale lembrar que quando se optar pela claquete final, deverá ir junto ao boletim um aviso para que o montador não perca tempo procurando a claquete no início de cada take.

Claquete eletrônica

Inicialmente a câmera e o gravador de áudio têm que serem compatíveis com este tipo de claquete. Ela gera um código para sincronização iniciado quando o braço está aberto e finalizado quando fechado.

Espero ter ajudado. Abração

Um comentário:

  1. Obrigado Roger, sua esplicação referente ao claquete foi de grande utilidade para mim, muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir

Manual de Som para Audiovisual

Blog criado para tratar de assuntos ligados ao audiovisual. Aqui serão postados artigos, matérias, vídeos e tutoriais diversos sobre o assunto.