Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre monitores de áudio ou monitores de
referência.
Para você que não ouviu falar no termo, podemos simplificar
dizendo que monitores são aquelas 2 caixas que vemos nos estúdios, uma a
esquerda e outra a direita (algumas com alto falantes brancos e amarelos
chamando a atenção) dos periféricos (equipamentos) que se encontram em uma
bancada. Lembro que em muitos casos eles são mais de um par e de diversos
tamanhos. Vamos lá?
Monitores de Referência
por Roger Dutra
Bom pessoal, essas “caixas de som” servem para mixar músicas
em locais que trabalham edição e processamento de áudio. Seu objetivo é ter uma
resposta mais verdadeira de como está o seu áudio durante tal processo,
revelando as imperfeições e necessidades do seu projeto.
Diferente dos alto falantes de seu som doméstico que tendem
a acrescentar graves, agudos e efeitos, buscando melhorar o som proveniente
deles, um bom monitor de áudio é aquele que gera uma resposta flat, ou seja, o
som mais próximo do que foi gravado.
São pesados e robustos. Além de uma resposta de freqüência mais
plana, possuem largura de banda mais ampla que os alto falantes comuns.
Para que uma música soe bem em diversos tipos de sistema de
som é indispensável que seja mixada em um par de monitores de referência, mas
não é só isso, o ambiente em que eles estão devem possuir tratamento acústico
buscando controlar a acústica.
Vamos conhecê-los.
Mains – (Principais do Inglês)
Estes monitores são bem grandes e geralmente encontra-se em estúdios
de grande porte.
Alto falantes domésticos geralmente possuem dois drives
chamados de Woofer e tweeter . Já os Mains possuem entre 4 e 5 drives.
Possuem ótima dinâmica e resposta de freqüência.
Possuem grandes amplificadores elétricos onde são conectados.
Alguns engenheiros acreditam que os Mains devido ao seu
design rígido não geram uma boa mixagem, pois em casa geralmente não temos
caixas e alto falantes tão grandes e em tamanho e número. Devido a isso entra
em cena monitores menores, chamados (nearfields).
Nearfields – Monitores de campo próximo.
São pequenos e feitos para ouvir a uma próxima distância. É
considerado nos últimos 25 anos o monitor mais indispensável na engenharia
sonora, pois sua distância, em média 2 metros do usuário, faz com que o som se
sobressaia mais que as suas reflexões.
Muito usado em mixagens para reprodução em sons de carro,
caixas de PC, aparelhos de som domésticos e fones de ouvido.
Subwoofer
Muito usado quando o trabalho requer mixagem com baixas frequências
tais como hip hop, dance, ou sons com subgraves.
O alto falante é especial, projetado para trabalhar com tais frequências que geralmente vão de 20Hz a 150Hz.
Espero ter ajudado.
Grande Abraço pessoal
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